Estuda melhor, aprende mais

Estuda melhor, aprende +

Índice

  1. Qual é o melhor sítio para estudar?

  2. Estudar muitas horas seguidas antes do teste, dá para aprender mais?

  3. Quando não me apetece estudar, o que devo fazer?

  4. Existem técnicas para estudar melhor?

  5. As redes sociais e os jogos podem prejudicar a tua aprendizagem?

  6. Passar as notas ou apontamentos das aulas a limpo ajuda no estudo?

  7. Estudar pelos meus apontamentos chega para tirar boas notas?

  8. Como praticar a leitura ativa?

  9. Vídeos e conteúdos multimédia ajudam a tirar boas notas?

  10. Aprendizagens ativas ajudam a tirar boas notas?

 

1. Qual é o melhor sítio para estudar?

O melhor sítio para estudar é o lugar onde te sintas mais confortável, onde te consigas concentrar mais e obviamente onde te sintas bem.

Para rentabilizar o teu estudo, por vezes necessitas de ler, escrever ou fazer exercícios. Repetir em voz alta também contribui para uma boa aprendizagem, mas ensinar aos colegas, ouvir as suas explicações ou discutir com eles as matérias, pode ajudar.

Para esta diversidade de situações de estudo, o melhor sítio para estudar pode variar conforme o tipo de estudo que vais realizar.

Não te esqueças que determinadas atividades exigem mais concentração, ou seja, requerem que estejas muito focado no que estás a fazer, como tal, o local para estudar deve proporcionar o ambiente adequado.

Atividades como fazer exercícios de matemática, ler ou escrever, exigem muita concentração e atenção. Nestas situações deves escolher para estudar um local calmo e sossegado, onde não surjam elementos que te possam distrair.

Sabes, as distrações são inimigas dos bons resultados no estudo e na aprendizagem.

Mas atenção, nem sempre necessitas de estar completamente focado para aprender, também podes aprender em situações que exijam menor concentração.

Por exemplo, quando vais da escola para casa, podes procurar recordar partes da matéria ou até relacioná-la com coisas que tenhas visto, ou associá-la a diferentes contextos e situações que te ocorram.

Sabias que quando fazes associações consegues memorizar melhor a matéria?

Pois é, quando discutes a matéria com outros colegas ou tens que lha explicar, ou por sua vez ouvir as suas explicações, estás a estudar de uma forma ativa e por vezes muito eficaz.

Mas atenção, este tipo de estudo requer que escolhas o sítio onde vais estudar em função da atividade de estudo, nem sempre um único local pode ser o mais adequado. Contudo, o importante é que te sintas bem.

 

2. Estudar muitas horas seguidas antes do teste, dá para aprender mais?

Imagina que vais fazer uma corrida de 1500 ou 5000 metros. Achas que estarás em forma se treinares intensivamente apenas no dia anterior?

Claro que não.

O cérebro é como um músculo, necessita de ser treinado com tempo para que permita uma boa aprendizagem.

Quando és confrontado com novas matérias o teu cérebro necessita de tempo para as assimilar, permitindo que o teu pensamento seja consolidado.

Da mesma forma que necessitas treinar com antecedência para obter bons resultados numa corrida, também o teu cérebro gosta mais de aprender em sessões curtas espaçadas no tempo.

Podes, contudo, em determinados momentos, fazer sessões mais longas. Porém sempre compassadas com sessões mais curtas para que a tua aprendizagem ganhe consistência.

Se na corrida ganhas performance com o treino, na aprendizagem, ganhas consistência com o estudo distribuído no tempo.

Por vezes a repetição espaçada no tempo é uma boa técnica, nomeadamente quando pretendes aprender datas ou determinadas definições ou vocabulário específico.

A tua aprendizagem ganha mais consistência, se aprenderes a raciocinar na resolução de problemas que estejam relacionados com a matéria que vais aprender.

Quando aprendes praticando raciocínio lógico, a eficácia na aprendizagem aumenta muito.

Sabias que tal como no exercício físico, abordar as matérias várias vezes ao longo dos dias permite que a tua aprendizagem seja ainda mais eficiente?

Afinal, o que faz o nosso famoso Cristiano Ronaldo para ser o melhor do mundo? Treina todos os dias com determinação e sempre muito focado.

Afinal, não é complicado ser um craque no estudo.

 

3. Quando não me apetece estudar, o que devo fazer?

O nosso cérebro tem muita tendência para resistir em realizar tarefas difíceis, arranjando mecanismos de desconforto para que as deixemos para mais tarde, acabando muitas vezes por não serem realizadas.

 

Como sabes há um ditado popular que diz “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”. É tão popular que até virou música.

Quando o teu cérebro tem baixa performance, tende a cair na tentação de focar a sua atenção em coisas agradáveis, mesmo que sejam fúteis.

A tua grande tarefa, consiste em fazer com que o teu cérebro tenha uma boa performance.

 

Como conseguir um cérebro com grande performance?

Planeando diariamente o teu estudo e realizando as atividades que deves fazer sem as deixar para o dia seguinte, o teu cérebro ganha performance e a tua aprendizagem fica mais consistente.

Como resultado passas a ter as tuas atividades sempre controladas e no final ficas com mais tempo livre e menos preocupações.

No princípio pode ser uma tarefa algo complicada, começar a estudar pode exigir algum sacrifício e esforço mental, porém é só no início.

O desconforto inicial, causado para combater a falta de vontade em estudar, ao fim de algum tempo começa a converter-se em gozo e prazer, uma vez que passas a ter mais tempo disponível para realizar o que te apetecer, sem estar preocupado com o que ficou por fazer.

Rapidamente começarás a receber feedback positivo, dos teus professores, dos teus pais, acabando mesmo por ganhar mais amigos.

 

Queres ver como é fácil começar?

Por exemplo, quando tiveres que escrever uma composição, não fiques preocupado com o final da mesma, não te preocupes com quantas palavras vais escrever. Começa por escrever o título e os tópicos do que vais escrever, reservando depois um tempo para escrever a tua composição. Como por magia, verás que o texto começa a surgir.

Como princípio, quando tiveres que realizar uma tarefa não te preocupes com o resultado, mas sim com a sua realização.

Se tiveres que ler um livro, não te preocupes com a dimensão do mesmo. Começa a lê-lo, deixa que a leitura se torne deliciosa, depois determina quantas páginas consegues ler sem te cansares, assim acabarás por determinar quantos dias necessitas para ler o livro.

Afinal é fácil, só tens que te concentrares no que tens que fazer e definir um período de tempo para o fazer.

Como diria o teu professor, pensa no processo e não no resultado, esse vai aparecer com o tempo sem ficares ansioso.

 

4. Existem técnicas para estudar melhor?

Existem sim.

Vamos aprender algumas técnicas para combater a falta de vontade em estudar.

 

Definir uma recompensa

Todos gostamos mais de fazer as coisas por prazer e receber recompensas, do que por obrigação.

Pois é, o teu cérebro também.

Então define sempre uma recompensa por cada período de estudo. Define períodos de estudo de aproximadamente 25 minutos, depois faz um pequeno intervalo e desfruta da recompensa. Por exemplo, realiza, com a máxima concentração, exercícios durante 25 minutos, depois faz um pequeno intervalo, desfrutando da recompensa, vendo um pequeno vídeo, ou realizando um jogo que tu gostes.

 

Evitar distrações

Por vezes podem surgir muitas distrações na hora do estudo, tens que desenvolver estratégias para as combater.

Por exemplo, podes levar um copo de água para o local de estudo, assim evitas levantar-te e encontrar distrações no caminho, podes desligar as notificações no telemóvel, evitando que elas te distraiam, podes ainda comer qualquer coisa antes de estudar, evitando o desconforto da fome, conseguindo melhor concentração.

Como vês não é muito complicado combater as distrações, tens que ser criativo e persistente no combate.

 

A técnica do pomodoro pode ajudar

A técnica do pomodoro pode ser uma boa ajuda, ela pode contribuir para te ajudar a concentrar durante um período de tempo numa determinada tarefa.

É muito simples, podes dividir o tempo de estudo em períodos de 25 minutos.

Para cada período de 25 minutos define uma tarefa de estudo e procura realizá-la com a máxima concentração, como recompensa pelo esforço, deixa que o teu cérebro relaxe, num intervalo, durante 5 minutos e desfruta da recompensa.

Para recompensa escolhe algo que gostes de fazer e te dê gozo.

 

Planear o estudo, afinal é fácil

Na noite anterior, começa por escrever as tarefas que queres fazer ao longo do dia seguinte, nomeadamente como realizar o teu estudo. Assim o teu cérebro vai ter tempo para assimilar o que pretendes fazer ao longo do dia.

Organiza as tarefas de estudo, como se fossem pequenos desafios a atingir e não te esqueças de atribuir recompensas para cada vitória.

Saboreia cada uma das recompensas que conquistares.

Trabalha com determinação, assumindo os compromissos, não te esqueças que os intervalos, também são muito importantes para que tenhas sucesso no estudo. Afinal é fácil fazer um plano de estudo.

 

5. As redes sociais e os jogos podem prejudicar a tua aprendizagem?

Sim, as redes sociais podem prejudicar o teu estudo.

Quando é que as redes sociais e jogos podem prejudicar a tua aprendizagem?

Se estiveres a verificar constantemente as tuas mensagens, ou a interagir nas redes sociais enquanto estudas, então elas vão prejudicar seriamente a tua concentração e como tal a tua aprendizagem deixa de ser eficaz.

A tua aprendizagem perde eficiência, quando o teu cérebro estiver ocupado ou distraído com diversas atividades fúteis durante o teu estudo.

E isto significa que não deves utilizar as redes sociais ou os jogos digitais?

Não, pelo contrário, embora não devas interagir nas redes sociais durante os períodos de estudo que exigem concentração, podes definir como recompensa para um bom momento de estudo, dedicar algum tempo a divertir-te nas redes sociais e ou com os jogos.

As redes sociais ou jogos, podem funcionar como uma recompensa pelos períodos de estudos em que estiveste muito concentrado a realizar uma tarefa ou um exercício.

Lembra-te da técnica do pomodoro, podes fazer um pequeno intervalo depois de um período de maior concentração, oferecendo como recompensa alguns minutos nas redes sociais ou em jogos multimédia.

 

O que devo fazer para que as redes socias e jogos não prejudiquem o meu estudo?

Por exemplo, para não seres distraído pelas diversas notificações do teu telemóvel, podes desativá-las durante o período de estudo, assim elas não vão comprometer a tua concentração.

Quando estiveres a estudar no computador, ou no sítio da Escola Mágica, deves evitar abrir outras páginas que não sejam necessárias para a matéria que estás a estudar.

 

6. Passar as notas ou apontamentos das aulas a limpo ajuda no estudo?

Sim, pode ajudar, mas atenção porque, também, podes estar a perder tempo.

Se te limitares a reescrever as notas ou apontamentos que foste recolhendo durante as aulas, sem te concentrares no que estás a escrever, podendo por vezes estar a realizar outras atividades em simultâneo, como, por exemplo, responder a mensagens no telemóvel, então este tipo de estudo contribui pouco para uma boa aprendizagem.

Mas se te concentrares no que estás a escrever, procurando lembrar-te do que o professor disse quando recolheste as notas e apontamentos, acrescentando alguma informação que no momento te tenha escapado, então esta pode ser uma boa forma de estudar.

Podes ainda confrontar as tuas notas ou apontamentos, com os apontamentos de outros colegas, por forma a completar os teus.  Esta forma de estudar também pode contribuir significativamente para que o teu cérebro aprenda melhor.

Podes ainda enriquecer este tipo de estudo, queres saber como?

Muito simples, antes de reescrever as tuas notas ou apontamentos, podes fazer uma leitura sobre os assuntos em causa nos livros aconselhados pelo professor. Depois da leitura podes escrever a limpo os teus apontamentos e completá-los, com resumos sobre o que leste e aprendeste.

 

7. Estudar pelos meus apontamentos chega para tirar boas notas?

Estudar pelos teus apontamentos, pode ajudar muito no estudo, porém, estudar só pelos teus apontamentos pode não chegar para tirar boas notas.

Podes utilizar os teus apontamentos para estudar e tirar boas notas?

Sim podes, depois de cada aula, quando fores estudar, podes ler ou passar os teus apontamentos a limpo, mas tens que estar muito concentrado. Desta forma estás a refrescar a memória sobre o que foi ensinado na aula.

Podes de seguida, fazer as leituras que te foram aconselhadas pelo professor, depois de realizares as leituras do que te foi aconselhado pelo professor, procura fazer resumos por palavras tuas sobre as matérias em causa.

Procura fazer os resumos recorrendo apenas à tua memória, não te esqueças que ela, tal como um músculo, necessita de treino para ganhar performance.

Quando conseguires escrever por palavras tuas o que aprendeste durante a aula e fazer resumos sobre as leituras propostas, então é porque estás no caminho certo. Vais começar a tirar boas notas e ter sucesso.

Verás que começa a ser cada vez mais fácil demonstrar que dominas a matéria e como tal obter boas notas.

Como vês não é muito complicado estudar e ter boas notas.

 

8. Como praticar a leitura ativa?

Ler um texto várias vezes pode não contribuir muito para que apreendas o que ele quer transmitir. Se te limitares a ler passivamente um texto, ou seja, ler só por ler, mesmo que em seguida sublinhes o que leste, não vais aprender muito com a tua leitura.

Estudar recorrendo a este tipo de leitura, não tem sucesso, porque muitas vezes, enquanto lês, o teu cérebro desliga-se da leitura, ou então está a pensar em coisas diferentes das que estás a ler.

Para que a tua leitura tenha rendimento, deves praticar a leitura ativa.

Como praticar a leitura ativa?

Começa por ler um texto com muita atenção, de seguida procura dizer em voz alta as ideias principais do que leste, porém sem te apoiares no texto.

Para melhor compreender o que leste, podes escrever por palavras tuas, notas sobre as tuas leituras, ou seja escrever as ideias fundamentais sobre o que leste. Esta atividade de fazer pequenas sínteses sobre o que leste, ajuda o teu cérebro a compreender melhor os assuntos em causa, consolidando a tua aprendizagem.

Estas leituras ativas, são uma boa ajuda para obter boas notas?

Se para além das notas que vais escrevendo durante as tuas leituras, fores elaborando questões e se depois de terminar a leitura, responderes a essas questões por palavras tuas, então as leituras ativas podem ser uma grande ajuda para tirar boas notas.

Através da leitura ativa respondendo a questões, desenvolverás estratégias que desafiam a tua memória, a aplicar e consolidar os conhecimentos que vais aprendendo.

 

9. Vídeos e conteúdos multimédia ajudam a tirar boas notas?

Por vezes, podes deparar-te com conceitos e assuntos difíceis de compreender, neste caso procura visualizar vídeos e recursos multimédia, estes vídeos podem ajudar-te a compreender melhor as matérias.

Na Escola Mágica existem centenas de vídeos espetaculares sobre todo o tipo de matérias que te ajudarão a compreender os conceitos e assuntos mais complicados.

Os recursos multimédia da Escola Mágica, ativam a tua memória visual que ajuda muito na tua aprendizagem, permitindo que facilmente aprendas matérias complicadas.

Para além de te explicarem facilmente as matérias, mesmo as mais complicadas, os vídeos da Escola Mágica, estimulam a tua vontade para estudar e aprender, porque depois de visualizar cada vídeo és desafiado a responder a questões.

As questões estão organizadas como se de um jogo se tratasse, onde podes acompanhar a evolução da eficácia nas tuas respostas e a tua pontuação final.

Sabias que quando tens que refletir sobre o que aprendeste o teu cérebro sente necessidade de organizar a matéria de uma forma própria e com a tua própria lógica, levando a que aprendas mais e melhor.

Experimenta com a Escola Mágica, ela pode ser uma boa companheira de estudo.

 

10. Aprendizagens ativas ajudam a tirar boas notas?

Por vezes o teu cérebro funciona como um puzzle. Quanto mais organizado estiver melhor, isto porque ele vai associando e comparando a nova informação que estás a aprender, com informação que já aprendeste e tens armazenada.

Quando um novo conceito não faz logo sentido, a explicação do teu professor, a forma como estudas e por exemplo a Escola Mágica, ajudam o teu cérebro a estabelecer relações e ligações entre as diferentes matérias e assuntos.

Para que a aprendizagem ocorra da melhor forma, procura relacionar as matérias, ensinando o teu cérebro a ligar a informação que já está armazenada com a informação nova que estás a aprender.

Sabias que quanto melhor organizada estiver a informação no teu cérebro, mais sólida é a tua aprendizagem e o teu estudo rende mais.

A Escola Mágica, pode ser uma boa ajuda uma vez que tem as matérias organizadas por disciplinas e em cada disciplina estão muito bem organizadas por temas. Depois para cada tema, os assuntos são tratados individualmente apresentando um ou mais vídeos para cada um.

Com a Escola Mágica, estudar passou a ser divertido, porque os vídeos ajudam a aprender todos os assuntos relacionando-os, lançando constantemente desafios que tens que resolver como se estivesses a fazer um jogo divertido.

Com a Escola Mágica, vais adorar estudar, levando a que o teu cérebro ganhe uma boa performance para obter boas notas.